Porque álcool da dor de cabeça
20/09/2022
Você sabe o porquê álcool dá dor de cabeça? Os motivos são as reações do nosso organismo, que podem responder de forma instantânea ou a longo prazo.
Sendo assim, as bebidas que são alcoólicas, apresentam em sua composição, substâncias que podem causar danos ao nosso organismo, provocando alterações em seu funcionamento, o que torna um ambiente bem propício ao surgimento de dores de cabeça.
Neste artigo vamos falar um pouco sobre esse assunto, então fique conosco e entenda melhor esse caso.
Mas antes um lembrete: o uso em excesso de álcool pode causar dependência e afetar os mais variados órgãos, trazendo alterações até definitivas das funções orgânicas, causando, inclusive, a morte.
Quais os efeitos do álcool no organismos durante o seu consumo?
Muitas vezes as pessoas consomem álcool para sentir-se melhor, alegre e relaxar, mas enquanto isso, o organismo responde da sua própria forma que pode não estar sendo tão prazeroso assim para ele.
Quando o álcool é absorvido pelo estômago, faz um caminho que passa por outros órgãos através da corrente sanguínea, afetando inclusive o cérebro e o sistema nervoso central, e com isso os reflexos da pessoa são diminuídos, causando variações no humor.
Os comportamentos responsáveis pelos efeitos da ação do álcool podem ser bem variados, e cada organismo pode responder de forma particular.
Vejamos alguns dos sintomas a curto prazo que a bebida alcoólica pode causar:
- Diarréia;
- Gases;
- Azia;
- Vômitos;
- Náuseas;
- Coma alcóolico;
- Dores de cabeça;
- Batimentos cardíacos acelerados;
- Aumento da pressão arterial;
- Diurese;
- Desidratação.
Essas reações são causadas, devido à inibição da produção hormonal do nosso corpo que regula a urina, conhecida como ADH ou hormônio antidiurético, que age nos rins, promovendo a reabsorção da água, evitando assim que o organismo perca uma quantidade grande de líquido.
E por causa disso, o consumo em excesso de álcool, pode causar desidratação, sede excessiva e ressaca posteriormente, dando à pele uma aparência de ressecamento.
Em longo prazo, as consequências são:
- Pressão alta;
- Doenças cardíacas;
- Gastrite;
- Hepatite alcoólica;
Ressaca: o que é, quais são e como evitar?
Ela surge após um período de consumo exagerado de bebida alcoólica, como uma resposta estressada do organismo e porque o álcool dá dor de cabeça, além de provocar mau estar.
As bebidas alcoólicas, provocam desidratação, alterando o funcionamento do corpo do seu usuário, obrigando os órgãos a trabalhar além da sua capacidade para eliminar o álcool presente no organismo.
A essas reações damos o nome de ressaca, que provoca dor de cabeça, enjoos, dores no estômago, vômitos, diarréia, entre outros sintomas, que são comuns a ela.
Sendo assim, o melhor tratamento é cooperar para que o corpo se recupere, eliminando o álcool, através da hidratação e descanso.
Esses sintomas normalmente são sentidos no dia seguinte ao da bebedeira, e junto com eles a boca fica seca, parece que não retemos o líquido e sentimos uma sede intensa.
Com tudo isso, normalmente temos a nossa produtividade bem reduzida, portanto, evite fazer uso de bebidas alcoólicas em caso de ter algo importante no dia seguinte, afinal os danos podem ir para além do corpo e trazer prejuízos irremediáveis.
Para evitar a ressaca, vá com calma na bebida, dê espaços entre uma bebida e outra, beba água na mesma proporção e não fique de barriga vazia, evite também beber exageradamente.
Dicas para evitar a dor de cabeça causada pelo álcool
Beba bastante água - Você sabia que a bebida alcoólica não diminui a sede, e sim aumenta? Isso acontece porque o etanol da bebida que está presente no sangue, diminui a quantidade de água provocando aquelas idas persistentes ao banheiro para aliviar a bexiga.
Sendo assim você está na verdade desidratando, então beba bastante água par reverter esse processo.
Descanse bem - Com tanto álcool no organismo, o melhor é descansar o corpo que está intoxicado e desidratado, e nada de praticar exercícios, que só piorará a situação.
Desintoxique-se - Faça boas apostas em líquidos que vão fazer com que o álcool seja eliminado do seu organismo e a boa dica é: água de coco, chá de hibisco e chá verde, um pouco de chá de boldo também é uma boa pedida, assim com o chá de carqueja.
Boa alimentação - diminua os efeitos da ressaca mantendo o organismo bem nutrido, com alimentos saudáveis e leves para se recuperar bem.
Agora a melhor de todas as dicas para evitar a dor de cabeça que uma ressaca causa: evite o consumo exagerado do álcool, aprenda a se divertir sem maltratar seu corpo, ele você vai levar a sua vida toda, então trate-o com carinho.
Agora você já sabe porque álcool dá dor de cabeça, então cuide-se!
Atendimento
Por favor preencha todos os campos